Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da eficacia das intervencoes breves com gestantes na reducao do consumo de risco de alcool

Processo: 09/50999-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Erikson Felipe Furtado
Beneficiário:Poliana Patricio Aliane
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Álcool   Prevenção   Intervenção breve   Gestantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alcool | Consumo De Risco | Gestantes | Intervencao Breve | Prevencao

Resumo

O uso de álcool na gestação traz sérios riscos a saúde da mãe e do bebê. As prevalências do uso de risco de álcool entre gestantes encontradas em estudos nacionais giram em torno de 20%. Nos EUA, estudos sobre avaliação das intervenções breves têm se mostrado eficazes na redução do uso de álcool em gestantes. O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de um protocolo de intervenção breve na redução do padrão de consumo de álcool durante a gestação. Será realizado um estudo do tipo ensaio clínico, cego, comparativo e prospectivo, com distribuição randômica das participantes em dois grupos (intervenção breve e aconselhamento), com dois tempos de coleta de dados (primeiro trimestre e terceiro trimestre gestacional). Serão recrutadas 120 gestantes na atenção primária à saúde de Ribeirão Preto e região com uso de risco de álcool. No primeiro tempo, pretende-se rastrear as gestantes com uso de risco de álcool e verificar o padrão do uso de álcool, através dos instrumentos T-ACE (Tolerance, Annoyed, Cut down, Eye opener) e AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), respectivamente. Será definida aleatoriamente uma distribuição das participantes em dois grupos, discriminados pela aplicação da intervenção breve em um grupo e aconselhamento sobre os riscos do uso de álcool na gestação em outro. No segundo tempo, será realizada novamente uma avaliação do padrão do uso de álcool em ambos os grupos a fim de detectar reduções no consumo de álcool e comparar os resultados dos grupos entre si. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALIANE, Poliana Patricio. Avaliação da eficácia de intervenções breves com gestantes na redução do consumo de álcool. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.