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O Nacionalismo através dos impressos: a Revista de Educação (1921-1923) e a Coleção Atualidades Pedagógicas (1931-1945)

Processo: 07/05727-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Clara Bortoleto Nery
Beneficiário:Leila Maria Inoue
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Nacionalismo   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleção Atualidades Pedagógicas | formação de professores | Impressos Educacionais | Nacionalismo | Periódicos Educacionais | Revista de Educação | Hitória da Educação

Resumo

Este Projeto de Mestrado pretende analisar as idéias nacionalistas que nortearam a formação de professores primários na década de 1920 e no Período Vargas tomando como fontes principais o periódico educacional denominado Revista de Educação, publicado pela antiga Escola Normal de Piracicaba, estado de São Paulo, entre 1921 a 1923 e os livros da Coleção Atualidades Pedagógicas publicados pela Companhia Editora Nacional, entre 1931 e 1945. A finalidade deste estudo é compreender e analisar as implicações das idéias nacionalistas na formação de professores e as transformações que elas vão sofrendo ao longo do tempo pela influência de outras correntes políticas, econômicas, sociais e educacionais, nos e pelos impressos de destinação pedagógica. A Revista de Educação se localiza no acervo da Escola Estadual Sud Mennucci em Piracicaba e os livros da Coleção Atualidades Pedagógicas se encontram na IBEP, editora privada que possui o Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional - em São Paulo. Para o desenvolvimento desta pesquisa realizaremos o estudo da materialidade do conjunto em que os textos se inserem e do conteúdo destes impressos para compreendermos os diversos objetivos das idéias nacionalistas que fundamentaram a formação de professores no período de 1920 a 1945.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
INOUE, Leila Maria. A Revista de Educação (1921-1923), o nacionalismo e a reforma de 1920: a formação de professores em São Paulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.