Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do pneumotórax sobre as pressões pleural e abdominal, em equinos: parâmetros cardiovasculares e hemogasométricos

Processo: 08/00606-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Araújo Valadão
Beneficiário:Paulo Aléscio Canola
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Pneumotórax   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equinos | Parâmetros Cardiovasculares | Parâmetros Hemogasométricos | pneumotorax | Pressão Abdominal | Pressão Pleural | Clinica Cirúrgica de Grandes Animais

Resumo

A exemplo do que ocorre no abdômen, a cavidade torácica também pode ser sede de afecções que comprometem as funções vitais dos eqüinos. A principal preocupação no traumatismo torácico em eqüinos é o desenvolvimento do pneumotórax. Para a partição das medidas de mecânica do sistema respiratório, faz-se necessário conhecer a pressão pleural. Entretanto, o acesso à cavidade pleural para a sua medida direta apresenta desvantagens, por ser invasivo e pelo risco de pneumotórax. Os métodos mais comumente utilizados para estimar a pressão pleural são: a utilização de balão esofagiano e punção direta do espaço pleural. A transmissão homogênea da pressão no interior do abdômen permite que a pressão intra-abdominal possa ser aferida via bexiga urinária com a utilização de um cateter colocado no seu interior. Com o presente trabalho, propõe-se avaliar as repercussões clínico-cirúrgicas, hemogasométricas, ultra-sonográficas e ecocardiográficas do pneumotórax experimental, com particular interesse na manutenção do paciente em posição quadrupedal, empregando-se a neuroleptoanalgesia em associação com bloqueio anestésico local paracostal. Ainda, analisar a repercussão que a presença de ar na cavidade torácica causa sobre a mecânica respiratória, por meio da aferição direta e indireta da pressão pleural e indireta da pressão abdominal, com a utilização de cateter com balão esofágico e cateter posicionado na bexiga urinária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANOLA, PAULO A.; VALADAO, CARLOS A. A.; CANOLA, JULIO C.; FLORES, FABIOLA N.; LOPES, MARISTELA C. S.. Experimentally Induced Open Pneumothorax in Horses. Journal of Equine Veterinary Science, v. 80, p. 90-97, . (09/01835-3, 08/00606-8)
CANOLA, PAULO ALESCIO; PEROTTA, JOAO HENRIQUE; MARTINS DIAS, DEBORAH PENTEADO; CANOLA, JULIO CARLOS; JOHNSON, PHILIP J.; ARAUJO VALADAO, CARLOS AUGUSTO. Alternative Intrabladder Manometry Technique for the Indirect Measurement of Intra-abdominal Pressure in Horses. Journal of Equine Veterinary Science, v. 32, n. 3, p. 183-189, . (08/00606-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANOLA, Paulo Aléscio. Pneumotórax experimental em equinos: efeitos clínicos e sobre as pressões pleural e intra-abdominal. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.