Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema automatizado de monitoração de água para abastecimento urbano baseado em língua eletrônica

Processo: 08/00631-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Fernando Josepetti Fonseca
Beneficiário:Guilherme de Souza Braga
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sensores químicos   Água potável   Nanotecnologia   Língua eletrônica   Abastecimento de água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água potável | filmes nanoestruturados | Língua eletrônica | Nanotecnologia | Sensores Químicos | sistema automatizado de monitoração | polímeros semicondutores

Resumo

A água do sistema de abastecimento da região metropolitana de São Paulo provém de mananciais, os quais estão sujeitos a eutrofização - proliferação de algas. Estas podem ser tóxicas e produzir compostos (geosmina-GEO e metilisoborneol-MIB) que dão gosto e odor desagradáveis à água que consumimos. Neste estudo, propõe-se o desenvolvimento de um sistema automatizado para a monitoração in locu e em tempo real desses compostos nas águas dos mananciais e das estações de tratamento da SABESP, reduzindo gastos desnecessários com tratamento de água (ação preventiva). A instrumentação a ser desenvolvida contará com um arranjo de sensores químicos não-específicos, conhecido como Língua Eletrônica, operados em regime de corrente alternada, cujos sinais serão processados por lógica Fuzzy. A calibração dos sensores será realizada com a análise de amostras de águas com concentração conhecida de GEO e MIB. A calibração e o uso da lógica Fuzzy permitirão que as águas analisadas sejam classificadas como própria ou imprópria para consumo. Uma vez desenvolvidos, os sensores e o programa Fuzzy irão compor um módulo portátil e autônomo de medidas que seja capaz de fornecer em tempo real e in locu, informações sobre a qualidade da água provinda da estação de tratamento de água. A operação dos módulos de sensores e a transferência de informações serão feitas à distância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Guilherme de Souza. Sistema automatizado baseado em língua eletrônica para monitoração de água para abastecimento urbano.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.