Busca avançada
Ano de início
Entree

O MUNDO DAS MARCAS: O consumo como espaço de representação de pessoas e coisas.

Processo: 08/01867-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Beneficiário:Magda dos Santos Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antropologia visual   Marcas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antropologia do consumo | antropologia simetrica | antropologia visual | marca | Antropologia do Consumo

Resumo

O consumo é uma prática que ocupa um lugar central na sociedade contemporânea, um código através do qual nossa cultura elabora a experiência da diferença e da troca, classificando pessoas e coisas em um mesmo universo simbólico compartilhado. Este projeto propõe o estudo sistemático das relações engendradas pela prática do consumo, por meio de uma investigação etnográfica. Com este fim, sugerimos o estudo de caso de duas marcas, a brasileira Havaianas e a estrangeira Nike. Ambas possuem como peculiaridade o trânsito em grupos sociais heterogêneos, de diferentes classes, sexo, idades e perfil sociocultural, permitindo bases comparativas. A pesquisa será realizada em duas etapas: a primeira compreende uma investigação nos "recintos de poder"; aproximando-nos das estruturas e das pessoas que "pensam" a constituição do sistema engendrado pelo consumo; a segunda propõe investigar a relação estabelecida entre pessoas e coisas no espaço do consumo. Ambas as investigações deverão considerar as imagens enquanto agentes destas relações. Pretendemos, através desta pesquisa, percorrer as redes que envolvem pessoas, coisas e imagens, a fim de abrir um caminho profícuo para compreender o caráter das relações de consumo na sociedade contemporânea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Magda dos Santos. Das coisas e suas invenções: Antropologia no mundo das marcas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.