Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da propriedade de termoplastificação e adesividade da guta-percha e Resilon

Processo: 08/02550-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Mario Tanomaru Filho
Beneficiário:Geraldine Faccio da Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Guta-Percha
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Guta-percha | Material obturador de canal radicular | Material obturador

Resumo

O objetivo desse estudo será a avaliação da propriedade termoplástica e da adesividade da guta-percha e Resilon®, submetidos à diferentes condições para testes de termoplastificação e a adesividade dos mesmos à diferentes cimentos endodônticos. Para os testes de termoplastificação serão confeccionados corpos de prova com dimensões padronizadas dos seguintes materiais: guta percha convencional (GCO); guta percha termoplástica (GTP) e cones Resilon® (RE). Depois de 24 horas, os espécimes serão subdivididos e colocados em água mantida a uma temperatura de 50o C, 600 C ou 700 C por 60 segundos. Em seguida, serão posicionados entre 2 placas de vidro, com um peso de 1, 3 ou 5 Kg sobre as amostras. As imagens dos espécimes antes e após o teste serão digitalizadas e analisadas em software de imagens. A capacidade de plastificação dos materiais será determinada pela diferença das áreas final e inicial dos espécimes. Os dados obtidos serão submetidos Análise de Variância (p<0,05) e teste de Tukey. Para os testes de adesividade serão confeccionados corpos de prova com dimensões padronizadas dos seguintes materiais: guta percha convencional (GCO), guta-percha Termoplástica (GTP), Guta do Sistema EndoRez® com revestimento em resina (CER) e cones Resilon® (RE). Será analisada a adesão destes materiais aos seguintes cimentos: AH Plus® (AHP), EndoRez® (ER), Epiphany® (EP), Epiphany® self etch (EPS) e Intrafill® (IF). Desta forma, os espécimes serão subdivididos em 9 grupos: grupo 1 (GCO + AHP); grupo 2 (GCO + IF); grupo 3 (GTP + AHP); grupo 4 (GTP + IF); grupo 5 (GCO + EP); grupo 6 (GCO + EPS); grupo 7 (RE + EP); grupo 8 (RE + EPS); grupo 9 (CER + ER). Os cimentos serão depositados em cilindros de alumínio dotados de alça lateral e colocados sobre os materiais de guta-percha e Resilon. Será aplicada a força de tração pela Máquina Universal de Ensaios Instron 4444. Os resultados obtidos, das forças de rompimento da adesão dos espécimes ao cimento durante o teste, serão compilados e submetidos ao teste ANOVA e Tukey com p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVEIRA, Geraldine Faccio da. Análise da termoplasticidade e adesividade da guta-percha e resilon. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.