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Comunidades de Aprendizagem: a diversidade a favor da potencialização da aprendizagem.

Processo: 08/02341-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Raquel Moreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem dialógica   Comunidades de aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem dialógica | Comunidades de Aprendizagem | ensino e aprendizagem | igualdade de diferenças | processos de ensino e aprendizagem e diversidade

Resumo

Neste projeto de pesquisa,"Comunidades de Aprendizagem: a diversidade a favor da potencialização da aprendizagem", pretende-se investigar como a diversidade entre as pessoas presentes na sala de aula - alunos/as; professores/as e outros agentes - pode tornar-se um fator favorável e potencializador do ensino e da aprendizagem no contexto escolar. A pesquisa de mestrado será parte do projeto FAPESP, Ensino Público, "Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola", Processo nº. 07/52610-6, junto a uma das três escolas nele inseridas, já que, enquanto Comunidades de Aprendizagens, as unidades escolares assumem o compromisso de buscar desenvolver uma educação apoiada na racionalidade comunicativa e nos princípios da aprendizagem dialógica, entendendo, pelo menos em tese, a diversidade na escola como vantagem educativa. Apoiar-nos-emos na Metodologia Comunicativa Crítica de pesquisa, que toma o diálogo e a transformação social como seus eixos, tendo como embasamento teórico a ação comunicativa de Habermas e a dialogicidade de Freire. Os procedimentos de coleta de dados e recursos utilizados serão: a) observação comunicativa, com anotações em diário de campo e filmagem de situações de aula; b) relatos comunicativos, gravados ou filmados, com professoras, familiares de estudantes, estudantes e voluntários/as da escola; c) grupo de discussão comunicativo, com os mesmos agentes. Para a análise dos dados, será feito o quadro recomendado pela própria Metodologia, identificando aspectos exclusores e transformadores presentes na realidade estudada. A partir destes recursos, espera-se analisar situações, atividades, encaminhamentos e elementos que favoreçam a criação de respaldos para a instrumentalização didática dos/as professores/as para o trabalho com a diversidade.

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