Busca avançada
Ano de início
Entree

Riscos biológicos e aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais de uma coorte de escolares

Processo: 08/05114-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Adriana Martins Saur
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Peso ao nascer   Testes psicológicos   Cognição   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspectos cognitivos | comportamento | crianças | Peso ao nascer | Testes Psicológicos | Avaliação Psicológica (testes e escala)

Resumo

O nascimento de uma criança envolve pelo menos duas importantes variáveis biológicas: o peso ao nascer e a idade gestacional. O desvio em qualquer um destes parâmetros constitui fator de risco neonatal para seu futuro desenvolvimento, podendo acarretar uma série de eventos adversos ao seu crescimento físico e pleno desenvolvimento. Neste sentido, fatores de risco biológicos são considerados como condições favorecedoras de vulnerabilidade, podendo contribuir para comprometimentos cognitivos, comportamentais e emocionais. Entretanto, ainda não é claro se estes efeitos permanecerão ao longo do desenvolvimento infanto-juvenil ou se serão atenuados com o passar dos anos. Assim, o estudo destas questões, partindo-se de uma perspectiva desenvolvimental, torna-se de grande importância na medida em que a presença de vários fatores de risco na vida de uma mesma criança pode resultar em um efeito multiplicador da adversidade em seu futuro desenvolvimento. O presente estudo objetiva verificar a possível associação entre aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais de uma coorte de crianças em idade escolar, estratificadas pelo peso ao nascer. Com base em dados já coletados, serão avaliadas 909 crianças, nascidas em Ribeirão Preto (SP), com idades de 10 a 11, divididas em cinco grupos de peso ao nascer: muito baixo peso (< 1500g), baixo peso (de 1500g a 2499g), peso insuficiente (de 2500g a 3000g), peso normal (de 3001g a 4250g) e alto peso (> 4250g). Para as avaliações serão utilizados um questionário de rastreamento de problemas mentais (Questionário de Capacidades e Dificuldades) e dois instrumentos de avaliação cognitiva: o Desenho da Figura Humana e o Teste das Matrizes Progressivas de Raven. Para análise estatística dos resultados será utilizada Correlação de Pearson e Análise da Variância Multivariada. Pretende-se que a análise dos dados coletados de uma mesma coorte de crianças em idade escolar contribua para uma melhor compreensão do impacto do peso ao nascer, dada a possibilidade oferecida pela comparação de grupos diferenciados pela variável em questão e expostos a variáveis socioculturais semelhantes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAUR, Adriana Martins. Riscos biológicos e aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais de uma coorte de escolares. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.