Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise do Exame Nacional do Ensino Médio como sistema de incentivo à melhoria da qualidade do Ensino Básico

Processo: 08/07632-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Ponczek
Beneficiário:Rafael de Sousa Camelo
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação   Educação escolar básica   Ensino médio   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de Ensino | Enem | Qualidade do Ensino | Sistemas de incentivo | Economia da Educação

Resumo

Um dos temas de maior destaque na literatura de Economia da Educação é que trata dos incentivos a melhoria da qualidade do ensino via sistemas de accountability. Modelos de accountability que geram algum tipo de conseqüência direta sobre as escolas, apesar dos resultados positivos, podem geram também distorções no comportamento dos agentes escolares. Já os sistemas compostos por exames que geram implicações sobre os alunos, e apenas indiretamente sobre as escolas, são alternativas que vem sendo largamente utilizadas em muitos países e tem potencial para gerar as mesmas melhorias sem as possíveis ações adversas. No Brasil, é possível identificar no ENEM características que o tornariam um sistema de accountability deste tipo. O objetivo deste projeto é avaliar esta hipótese, isto é, avaliar o impacto do incentivo que ENEM gera sobre os alunos (a possibilidade de ingresso no ensino superior) sobre a qualidade do ensino básico, medida pelo desempenho médio nos exames do Saeb e da Prova Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)