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O commons intelectual e o mercado

Processo: 08/07504-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcos Barbosa de Oliveira
Beneficiário:Miguel Said Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/53867-0 - Gênese e significado da tecnociência: das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, AP.TEM
Assunto(s):Domínio público   Filosofia da educação   Mercantilização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso ao conhecimento | commons intelectual | domínio público | materiais educacionais | mercantilização | Filosofia da Educação

Resumo

Este projeto de pesquisa visa investigar as relações entre o commons intelectual e o mercado, e como elas afetam o universo da educação.Commons é o nome dado a certos conjuntos de bens materiais acessíveis livremente a uma determinada comunidade. Recentemente, estudiosos propuseram a idéia de um commons intelectual: a aplicação do conceito de commons a conjuntos de bens imateriais (obras de arte, informação, softwares etc.). Tendo como pressuposto a importância que o acesso aos bens intelectuais tem para a educação, este projeto pretende avaliar o conceito de commons intelectual para investigar que tipos de relações ele pode estabelecer com o mercado.A manutenção de um "domínio público" rico e fértil pode conviver com a mercantilização do conhecimento? De que maneira a mercantilização pode influenciar esse commons? Como garantir a sustentabilidade desse commons sem a mercantilização, e como impedir que ele seja reprivatizado quando seus bens são comercializados? De que forma o próprio conceito de commons intelectual, tal como vem sendo proposto, já determina suas relações possíveis com o mercado?Dado o contexto em que vivemos hoje em dia - de recrudescimento das leis de propriedade intelectual, por um lado, e de ampliação das possibilidades de acesso à informação com o avanço da internet e da digitalização, por outro lado -, o estudo de tais questões é fértil e importante para refletir sobre o acesso a materiais educacionais.

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