Processos de transcrições de Villa Lobos, Radamés Gnattali e Othon Salleiro para v...
Música Sertaneja, trabalho e política (Piracicaba, 1940-1950)
O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano modas e ...
Processo: | 08/07902-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2009 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2011 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | José Roberto Zan |
Beneficiário: | Vinícius Muniz Pereira |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Música popular Música caipira Viola caipira |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | música caipira | Música Instrumental Sertaneja | música popular | Renato Andrade | Viola Caipira | Música Popular (Fundamentos Teóricos) |
Resumo Em meados da década de 70, o compositor e instrumentista mineiro Renato Andrade lança seu primeiro disco solo intitulado A fantástica viola de Renato Andrade. No repertório, composições instrumentais interpretadas com muito virtuosismo na viola caipira. Esse é o início de uma produção precursora dentro da música caipira e que acabou por criar um novo segmento desse gênero. Resultado das transformações formais e estéticas da música popular brasileira a partir dos anos 70, a obra de Renato Andrade reflete o surgimento de fronteiras tênues entre a esfera popular e erudita, especialmente a partir da Bossa Nova, na qual compositores e instrumentistas vão buscar nas "tradições" populares elementos destinados a dar "autenticidade" e "legitimidade" às suas produções, ao mesmo tempo adotam procedimentos da música erudita para dar corpo e organicidade a suas músicas. Esta pesquisa tem o intuito de investigar a obra do compositor e violeiro Renato Andrade. Essa análise terá como objetivo identificar as matrizes musicais utilizadas nas suas composições e quais as suas influências e tendências musicais. Pretende-se, também, investigar até que ponto é possível identificar a construção de um estilo específico deste compositor, seja através de suas músicas ou através da sua forma de tocar viola caipira. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |