Busca avançada
Ano de início
Entree

Hesitações em deslizamentos do dizer de sujeitos parkinsonianos e não-parkinsonianos: um estudo comparativo

Processo: 09/02297-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Maira Camillo
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística   Enunciação   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença de Parkinson | Enunciação | Hesitações | Neurolingüística

Resumo

A proposta da presente pesquisa é investigar em que medida o funcionamento hesitativo se aproxima e/ou se distancia na produção enunciativo-discursiva de sujeitos acometidos pela doença de Parkinson e de sujeitos sem lesão neurológica. Dois aspectos mais específicos desse funcionamento, em momentos de deslizamento do dizer, serão investigados: (1) aqueles em que o deslizamento ocorre de tópico para subtópico; e (2) aqueles em que o deslizamento ocorre em momentos de contextualização do dizer. Para tanto, serão analisados dados extraídos de sessões de conversação de três sujeitos parkinsonianos e de três sujeitos sem lesão neurológica. Esses sujeitos possuem em comum faixa etária, procedência geográfica e atividade profissional. Os objetivos que nortearão a pesquisa concentram-se em: (a) descrever características do funcionamento hesitativo que estamos chamando de mudança de orientação de sentido; e (b) demonstrar em que medida tais características resultariam de fatos recuperáveis no processo discursivo - já que pretendemos levantar mais argumentos para problematizar o recorte que a literatura biomédica faz das questões de linguagem na doença de Parkinson. Levantados os dados, para responder ao primeiro objetivo, vamos investigar, numa análise linear do processo discursivo, as relações entre as marcas hesitativas e os enunciados (ou partes de enunciados) que as antecedem e que as sucedem. Para responder ao segundo objetivo, vamos proceder a uma análise não linear de nossos resultados, na qual buscaremos as relações entre as marcas hesitativas e fatos recuperáveis no processo discursivo como um todo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMILLO, Maira. Hesitações em deslizamentos do dizer de sujeitos parkinsonianos e não-parkinsonianos: um estudo comparativo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.