Busca avançada
Ano de início
Entree

Inseguranças urbanas e estratégias socioespaciais em Araçatuba, Birigüi e São José do Rio Preto - SP: entre o material e o simbólico.

Processo: 09/02781-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eda Maria Góes
Beneficiário:Maria Angélica de Oliveira Magrini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades médias   Geografia urbana   Violência urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aspectos materiais e simbólicos | Cidades Médias | inseguranças urbanas | produção e apropriação do espaço urbano | Violência urbana | Geografia Urbana

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo o estudo das implicações da generalização do sentimento de insegurança urbana e da crescente sensação de aumento da violência urbana em cidades médias, dando ênfase para o estudo de Araçatuba, Birigui e São José do Rio Preto. Pretendemos analisar a percepção e as práticas socioespaciais de moradores de bairros diferenciados, no que se refere à questão socioeconômica e aos índices de ocorrências de atos tidos como violentos, dentro do espaço urbano das cidades selecionadas, no tocante aos conteúdos de suas inseguranças e suas diferentes estratégias e táticas para conviver cotidianamente com essa busca incessante por segurança e/ou para enfrentar os problemas delas decorrentes. Objetivamos também, analisar a relação entre a ocorrência efetiva de atos considerados como violentos e a construção da sensação de insegurança urbana, verificando até que ponto esse sentimento é gerado a partir de fatos concretos e influenciado por discursos generalizantes e banalizantes como os da mídia. Sendo assim, pretendemos identificar os diferentes agentes que atuam na propagação do sentimento de insegurança nas cidades médias, de modo mais geral, mas também nos seus diferentes bairros, observando as imbricações entre a ordem local e a ordem global no desenvolvimento desse processo e suas implicações tanto do ponto de vista espacial, quanto social.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGRINI, Maria Angélica de Oliveira. Vidas em enclaves. Imaginário das cidades inseguras e fragmentação socioespacial em contextos não metropolitanos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.