Busca avançada
Ano de início
Entree

CARACTERIZAÇÃO DAS CÉLULAS-TRONCO DO SACO VITELINO E ANÁLISE ULTRAESTRUTURAL DA MEMBRANA VITELINA DE EMBRIÕES OVINOS (Ovis aries)

Processo: 09/03343-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Alicia Greyce Turatti Pessolato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hemofilia   Ovinos   Anatomia   Saco vitelino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células-tronco hematopoiéicas | Hemofilia | Ovinos | Saco vitelino | Anatomia

Resumo

Conforme apontado pela Coordenação de Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, no ano de 2007, no Brasil, haviam 8.168 pacientes cadastrados, dos quais 6.885 eram portadores de Hemofilia A e 1.283 portadores de Hemofilia B. Essa doença caracteriza-se por um distúrbio hemorrágico hereditário, devido ao defeito no cromossoma X, que leva o paciente a uma predisposição a hemorragias incontroláveis, internas ou externas, em diferentes regiões do corpo. O tratamento deste processo patológico é complexo devido à deficiência de uma proteína de coagulação que atinge muitos dos sistemas do organismo, complexidade esta refletida também na capacidade de adaptação psico-social. Para isso, acreditamos que uma fonte fornecedora de células-tronco seria uma opção como terapia, a fim de amenizar os problemas causados por tal doença. Uma provável fonte fornecedora de células-tronco seria o saco vitelino, o qual, durante o desenvolvimento em mamíferos, abriga as primeiras células do sangue, os eritrócitos, que expressam fatores de transcrição que especificam estas células a seu destino hematopoiético. Para tanto, o objetivo do presente trabalho será caracterizar as células-tronco hematopoiéticas do saco vitelino de ovelhas, a fim de focar a capacidade hematogênica das mesmas em diferentes idades gestacionais, pretendendo contribuir com o avanço no tratamento desta enfermidade, mediante a utilização de uma fonte de células-tronco, a fim de fornecer subsídios para uma futura terapia celular.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PESSOLATO, Alicia Greyce Turatti. Caracterização das células-tronco do saco vitelino e análise ultraestrutural da membrana vitelina de embriões ovinos (Ovis aries). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.