Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino

Processo: 09/03804-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Rosa Lucia Sverzut Baroni
Beneficiário:Sílvio César Otero Garcia
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):História da matemática   Educação matemática   Formação de professores   Análise real
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise real | formação de professores de matemática | História da Educação Matemática | História da matemática | Licenciatura em Matemática | História da Matemática

Resumo

Este projeto trata de um estudo histórico da evolução da disciplina de Análise Real em cursos de Matemática - Bacharelado e Licenciatura, com enfoque nessa última modalidade - na Universidade de São Paulo, campus São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas, campus de Campinas e na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Rio Claro. O estudo será realizado através da análise de documentos convenientes isto é: grades curriculares, programas do curso de Análise Real, projetos pedagógicos etc. Nosso objetivo é apresentar uma visão geral da disciplina de Análise Real em cursos de Licenciatura em Matemática tomando-se como referência o estudo realizado nas três instituições citadas. Nossa intenção é contribuir para investigações que tratam da importância da disciplina de Análise Real para a formação do futuro professor de Matemática, bem como, sob um ponto de vista mais amplo, tanto para a História da Matemática no Brasil quanto para a História da Educação Matemática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Sílvio César Otero. Uma trajetória da disciplina de análise e um estado do conhecimento sobre seu ensino. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.