Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos clássicos e moleculares aplicados à detecção e quantificação de vírus no lodo e esgoto tratado: determinação da eficiência e limite de detecção

Processo: 09/04460-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Dolores Ursula Mehnert
Beneficiário:Luana de Cássia Umeda
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Vírus   Patógenos   Adenovirus   Rotavirus   Lodo de esgoto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:detecção viral | quantificação viral | Vírus entéricos | Virologia Ambiental

Resumo

Os vírus entéricos humanos são responsáveis por grande parte das infecções presentes na população sendo encontrados no esgoto, lodo, solo, água do mar, águas estuarinas, rios e inclusive na água potável e de reúso, devido ao tratamento insuficiente disponibilizado para remoção desses patógenos. No Brasil, em setembro de 2006, entrou em vigor a resolução n° 375 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelecendo critérios e procedimentos para o uso, em áreas agrícolas, do lodo gerado em estação de tratamento de esgoto sanitário evitando riscos à saúde pública e ao ambiente. Esta resolução define, além de outros microrganismos, os vírus entéricos como agentes patogênicos e propõe o monitoramento viral do lodo utilizando metodologias para a detecção de rotavírus e adenovírus como indicadores nas amostras. As metodologias de detecção viral permitiram grandes avanços na área de virologia ambiental, porém, necessitam ser ajustadas a fim de aumentar sua eficiência e sensibilidade. O objetivo desse trabalho é a comparação entre metodologias clássicas e moleculares aplicadas à detecção viral de adenovírus e rotavírus em amostras de esgoto tratado e de lodo, visando contribuir com o aprimoramento e validação destas técnicas para subsidiar as legislações em fase de definição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UMEDA, Luana de Cássia. Métodos clássicos e moleculares para avaliação da qualidade virológica de lodo de esgoto e de água de reúso: determinação da eficiência e limites de detecção.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.