Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho de sistemas sem fio em condições muito severas de desvanecimento

Processo: 09/04291-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Michel Daoud Yacoub
Beneficiário:Guilherme Silveira Rabelo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

A expansão dos serviços de comunicações sem fio ocorre rapidamente e praticamente não há fronteiras para as suas aplicações. Antes restritos a ambientes exteriores, os serviços passaram a ser disponibilizados em ambientes interiores, como em casas, aeroportos, shoppings, etc.Mais recentemente, estes serviços também passaram a ser oferecidos em ambientes confinados, como em aviões, trens, etc. O estudo das condições de propagação, particularmente das condições de desvanecimento, nestes ambientes começou a despertar o interesse da comunidade científica.Observou-se que nestes ambientes as condições de desvanecimento são bem mais severas do que aquelas previstas por alguns modelos conhecidos, como Rayleigh, Nakagami-m e Weibull. Um modelo estatístico de dois raios que se ajustou melhor a dados de campos que os modelos convencionais foi então proposto. Nota-se, porém, que este modelo de dois raios é razoavelmente limitado e pouco flexível.Em publicação recente, um outro modelo, que prevê a ocorrência de nulos de recepção - aqui chamado de Kappa-mu Extrema - foi proposto. Este modelo se mostra flexível e com potencial de se ajustar a estas condições de desvanecimento severo.O objetivo deste trabalho é a investigação da viabilidade do uso da distribuição Kappa-mu Extrema para o ajuste aos dados de propagação em ambientes de desvanecimento severo. Objetiva-se ainda o estudo de desempenho de sistemas por meio do uso técnicas de diversidade nas condições de propagação descritas. A avaliação de desempenho deverá ser feita por meio da taxa de erro de bit para alguns esquemas de modulação de interesse.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RABELO, GUILHERME SILVEIRA; YACOUB, MICHEL DAOUD; AMARAL DE SOUZA, RAUSLEY ADRIANO. On the Multivariate alpha-mu Distribution: New Exact Analytical Formulations. IEEE TRANSACTIONS ON VEHICULAR TECHNOLOGY, v. 60, n. 8, p. 4063-4070, OCT 2011. Citações Web of Science: 5.
RABELO, GUILHERME SILVEIRA; YACOUB, MICHEL DAOUD. The kappa-mu Extreme Distribution. IEEE TRANSACTIONS ON COMMUNICATIONS, v. 59, n. 10, p. 2776-2785, OCT 2011. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RABELO, Guilherme Silveira. Desempenho de enlaces sem fio em condições muito severas de desvanecimento e modelagem estatistica de canais de desvanecimento correlacionados e com parametros arbitrarios. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.