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A concretização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia: limites e possibilidades

Processo: 09/06696-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Graziela Zambão Abdian
Beneficiário:Maria Eliza Nogueira Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia | Formação de Educadores | organização educacional | formação de educadores

Resumo

O Curso de Pedagogia no Brasil, desde sua criação em 1939, tem sido o foco de discussões e análises de muitos pesquisadores preocupados com a formação e a função do profissional pedagogo na sociedade. Ao entrar em contato com os estudos desenvolvidos por esses intelectuais, percebe-se que o referido curso foi foco de um número significativo de mudanças realizadas, quase sempre, por imposições dos órgãos administrativos centrais, como o Conselho Nacional de Educação. A última mudança imposta pelo referido Conselho foi a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, em maio de 2006. O documento levou todos os Cursos de Pedagogia a modificarem suas estruturas visando, sobretudo, oferecer aos futuros pedagogos uma formação que atenda às exigências da sociedade atual. Diante desse novo quadro, propõe-se a realização de uma pesquisa com o objetivo de analisar o processo de reestruturação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista - Campus de Marília. Valendo-se da proposta de análise de Lima (2000), um dos objetivos da pesquisa é o de buscar, junto aos atores envolvidos no processo, respostas que permitam identificar as principais dificuldades enfrentadas e as possibilidades encontradas para que as mudanças impostas fossem concretizadas atendendo, não só aos interesses externos, mas também aos interesses internos da instituição. Por fim, a pesquisa buscará identificar como ficou constituída a identidade do pedagogo e o espaço da gestão no novo curso.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira. O processo de reestruturação curricular do curso de pedagogia da UNESP Marília: desafios e possibilidades. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.