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América Latina, UNESCO e a problemática da educação para o desenvolvimento sustentável: oportunidades e desafios para a governança global

Processo: 09/06503-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Enrique Amayo Zevallos
Beneficiário:Fernando Matsunaga
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Meio ambiente   Educação ambiental   Organizações internacionais   Governança global   América Latina   Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)   Desenvolvimento sustentável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Educação Ambiental | Governança Global | Meio Ambiente | organizações internacionais | Unesco | Relações Internacionais

Resumo

"As guerras começam nas mentes dos homens, é na mente dos homens que devem ser construídas as defesas da paz" (UNESCO, 1969/ 2003). A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO é estruturada de forma multidisciplinar, como seu próprio nome indica atua nas diversas áreas do saber e conhecimento. A questão ambiental, que ganha cada vez mais destaque no cenário internacional e nas Organizações Internacionais - OIs, tem espaço e importância cada vez maior na UNESCO, agência líder para as questões de educação e ciências ambientais. Atualmente está em desenvolvimento e execução a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) - DEDS, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA, com outros Estados, instituições nacionais, regionais e internacionais, governamentais ou não. Este trabalho busca discutir a Governança Global - sua origem, processos e problemas (conceituais e práticos) - e como o papel da UNESCO e as questões ambientais contribuem para este debate. Embora seja uma Organização de atuação global, enfocaremos as ações e debates desenvolvidos na, e para, a América Latina como o Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA, através da parceria UNESCO e governo brasileiro. Outras iniciativas envolvendo a educação ambiental na América Latina e o papel das instituições internacionais também devem ser analisadas para compreensão, diagnóstico e comparação dos programas (nacionais e internacionais) como o Programa Latino-Americano e Caribenho de Educação Ambiental - PLACEA, no âmbito da Iniciativa Latino Americana e Caribenha de Desenvolvimento Sustentável - ILAC. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATSUNAGA, Fernando. A UNESCO e a governança ambiental na bacia amazônica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.