Busca avançada
Ano de início
Entree

Regularidades no responder de terapeutas diante de instâncias de comportamento problema ou melhora do cliente em sessões de terapia analítico-comportamental infantil.

Processo: 09/06933-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Beatriz Meyer
Beneficiário:Rodrigo Nunes Xavier
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:categorização de comportamentos | comportamento modelado por contingências | manejo em sessão | regularidades no responder | terapia analítico-comportamental infantil | Práticas clínicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções.

Resumo

O terapeuta analítico-comportamental infantil pode intervir terapeuticamente de várias formas, sendo uma delas o manejo direto dos comportamentos clinicamente relevantes quando estes surgem na interação terapêutica. Para melhor caracterizar a terapia analítico-comportamental infantil este projeto propõe encontrar regularidades no responder de terapeutas infantis após a criança emitir instâncias de tais comportamentos clinicamente relevantes na sessão na forma de comportamento problema ou comportamento de melhora. Para isso, participarão cinco terapeutas analítico-comportamentais infantis e um cliente de cada terapeuta. Serão filmadas dez sessões de psicoterapia de cada terapeuta e o pesquisador realizará a categorização das respostas dos clientes em Instância de Comportamento Problema (ICP), Instância de Comportamento de Melhora (ICM) e Outros Comportamentos (OC) e os comportamentos dos terapeutas segundo as categorias propostas pelo Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica. Será realizada a análise seqüencial das interações cliente-terapeuta e a determinação da probabilidade condicional das respostas dos terapeutas diante de respostas dos clientes nas sessões. Será realizada a comparação da prevalência dos comportamentos dos terapeutas entre as sessões pesquisadas e entre os terapeutas participantes e o apontamento de regularidades.Palavras-chave: regularidades do responder, comportamento modelado por contingências, categorização de comportamentos, manejo na sessão, terapia analítico-comportamental infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
XAVIER, Rodrigo Nunes. Probabilidade de transição para o estudo da modelagem em dois estudos de caso de terapia analítico-comportamental infantil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.