Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre o forrageio das vespas enxameadoras neotropicais por recursos alimentares (Vespidae, Epiponini) em áreas naturais e cultivadas.

Processo: 09/08010-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Noll
Beneficiário:Otavio Augusto Lima de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento social   Vespidae   Controle biológico   Epiponini   Citricultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citricultura | Controle Biológico | Epiponini | Forrageio | Vespas enxameadoras | Vespidae | comportamento social

Resumo

O benefício da vida em grupo é uma das questões fundamentais da evolução social. Na evolução da socialidade, cada indivíduo deve ter um ganho pessoal maior que sustente a vida em grandes grupos. Um comportamento fundamental para a manutenção de colônias é o forrageio, pois permite que as colônias sejam supridas de alimento, água e materiais utilizados para a construção dos ninhos. As vespas sociais constituem um grupo muito apropriado para estudos de estrutura de comunidades, pois coletam água, fibras vegetais, carboidratos, caçam presas, se alimentam de animais em decomposição e são, de certa forma, fiéis ao meio em que se encontram, pois seus ninhos são fixos e perenes. A vegetação é o principal substrato na fundação de colônias de vespas sociais. A tribo Epiponini (Vespidae, Polistinae) é a mais diversa de todas as vespas sociais nos neotrópicos. Apesar disso, há poucos trabalhos envolvendo polistíneos e seu forrageio e exploração de reservas de carboidratos. A citricultura é uma das principais atividades econômicas do Estado de São Paulo, algumas doenças, como a amarelinho (CVC), bicho furão, greening e o cancro cítrico têm causado graves prejuízos ao setor. Essas doenças estão intimamente ligadas a insetos, que ou são os causadores diretos, ou vetores. Dessa forma, o presente trabalho visa aumentar o conhecimento sobre o forrageio dos vespídeos, sobretudo dos epiponíneos, em uma vegetação de uma floresta estacional semi-decidual e, ainda, analisar suas possíveis aplicações no manejo de pragas agrícolas na citricultura através de controle biológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Otavio Augusto Lima de. Forrageio de vespas enxameadoras neotropicais (Vespidae, Epiponini). 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.