Busca avançada
Ano de início
Entree


Forrageio de vespas enxameadoras neotropicais (Vespidae, Epiponini)

Texto completo
Autor(es):
Otavio Augusto Lima de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Fernando Barbosa Noll
Resumo

Os Epiponini formam um conjunto de gêneros de vespas sociais que popularmente são conhecidas como marimbondos. É um grupo bem conhecido taxonomicamente e revela grande diversidade. Um aspecto importante para seu entendimento se dá pela descrição do forrageio das espécies. Nos Epiponini, vários trabalhos vem sendo realizados ao longo dos anos, porém ainda temos um longo caminho pela frente para um entendimento sólido do grupo todo. A literatura que envolve o estudo do forrageio em vespas sociais, é pontual em sua maioria e ainda utilizam apenas um gênero como objeto de estudo. Uma característica associada a esse fato talvez seja a dificuldade encontrada para realizar estudos de forrageio em vespas sociais. Propomos com este trabalho estudar o forrageio do grupo Epiponini de uma maneira mais ampla, abrangendo um número maior de espécies. Sabemos que o forrageio de recursos tem papel primordial na manutenção das colônias dos Epiponíneos, pois é através dele que recursos fundamentais para a manutenção das colônias são coletados. Entender melhor como é feito o forrageio de vespas sociais ajuda a esclarecer fatores no ciclo colonial das diferentes espécies (AU)

Processo FAPESP: 09/08010-0 - Sobre o forrageio das vespas enxameadoras neotropicais por recursos alimentares (Vespidae, Epiponini) em áreas naturais e cultivadas.
Beneficiário:Otavio Augusto Lima de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado