Busca avançada
Ano de início
Entree

Conflitos reprodutivos e cooperação: o papel dos mediadores comportamentais e da sinalização química entre castas em colônias poligínicas de vespas sociais neotropicais (Hymenoptera: Vespidae, Epiponini)

Resumo

Conflitos reprodutivos entre castas são comuns nos insetos sociais. De uma maneira geral, a poliginia gera condições para um provável conjunto de conflitos parentais dentro destas sociedades. Desta forma, nos diferentes grupos é esperada a evolução de estratégias reprodutivas de manipulação e contra-manipulação pelas partes no conflito em questão, por meio das quais a manutenção do comportamento eusocial pode ser explicada. Em Epiponini, o conflito entre rainhas e entre rainhas e operárias leva à redução do número de rainhas à uma ou poucas em um fenômeno conhecido como oligoginia cíclica. Estudos recentes indicam que rainhas mais produtivas são reconhecidas e menos solicitadas agressivamente por operárias do que aquelas que são menos ativas na colônia. Este reconhecimento, como ocorre em outros grupos, poderia também estar relacionado com a presença de hidrocarbonetos cuticulares que conferem uma assinatura química para cada indivíduo. Este estudo tem como objetivo verificar os mecanismos intrínsecos que estas vespas utilizam para resolver conflitos nas colônias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO‚ F.S.; HRNCIR‚ M.; TOLFISKI‚ A.; ZUCCHI‚ R. Scraping sounds produced by a social wasp (Asteloeca ujhelyii‚ Hymenoptera: Vespidae). Ethology, v. 111, n. 12, p. 1116-1125, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.