Busca avançada
Ano de início
Entree

As ações higienistas empregadas em São Paulo para o controle da tuberculose: 1900-1930

Processo: 09/52052-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Maria Stella Martins Bresciani
Beneficiário:Giovana Carla Mastromauro
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História regional do Brasil   São Paulo   Saúde pública   Urbanismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Higienismo | Historia | Medicina | Sao Paulo | Saude Publica | Urbanismo

Resumo

Esta pesquisa analisa questões relativas à noção de saúde pública, bem como aos conceitos de Vol. higienismo e salubridade, percorrendo o período em que a teoria miasmática e a teoria bacteriológica estiveram concomitantes e orientaram diversos debates e ações na configuração e reconfiguração da cidade de São Paulo. Propõe-se estudar as concepções de higiene presentes entre os profissionais da saúde e da construção isto é, médicos, engenheiros, arquitetos, entre outros - na investigação dos diversos papéis que estes desempenham na definição da ocupação de áreas urbanas. Enfatiza-se, ainda, o diálogo estabelecido entre tais profissionais, que consolidaram novas teorias no campo de saberes sobre a cidade no que diz respeito à formação do campo das intervenções sanitárias, no qual as duas teorias se encontraram nos anos finais do século XIX e início do século XX. Uma fértil interlocução entre os diversos profissionais do período os chamados "higienistas" se estabelece por meio da difusão de saberes especializados num contexto internacional. Por meio da circulação destes saberes (via tratados, congressos, etc.) forma-se um campo novo das ciências humanas: o urbanismo. Este estudo está inserido dentro do projeto temático "Saberes eruditos e técnicos na configuração e reconfiguração do espaço urbano Estado de São Paulo, XIX e XX", coordenado pela Profa. Dra. Maria Stella M. Bresciani, mais especificamente ao sub-tema 2 "Do sanitarismo ao urbanismo: a constituição de um campo disciplinar e de atuação na cidade de São Paulo entre 1890 e 1930". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASTROMAURO, Giovana Carla. As ações higienistas e a tuberculose em São Paulo (1890-1924). 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.