Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos geográficos e epidemiológicos da hanseníase em Cuiabá e Várzea Grande, estado de Mato Grosso

Processo: 09/09418-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ligia Vizeu Barrozo
Beneficiário:Emerson Soares dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição espacial   Doenças transmissíveis   Hanseníase   Geoprocessamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:distribuição espacial | Geoprocessamento | Hanseníase | doenças infecciosas

Resumo

Partindo do pressuposto que a hanseníase é um importante problema de saúde pública no Brasil (taxa de detecção em 2005 de 2,39/10.000 hab.), especialmente no estado de Mato Grosso (taxa de detecção em 2006 de 11,24/10.000 hab.), e de que existe um reconhecimento internacional sobre sua distribuição restrita a espaços onde coincide um conjunto de premissas para sua produção, este projeto tem como objetivos compreender a distribuição geográfica da doença e identificar aspectos geográficos relacionados à endemia hansênica, por meio de técnicas de modelagem e análise espacial de dados geográficos. Serão georreferenciados os casos de hanseníase detectados nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, municípios do estado de Mato Grosso, entre os anos de 1998 e 2010. Serão utilizadas técnicas de Análise de Padrões Espaciais de pontos, análise espaço-temporal dos casos e uma possível relação com aspectos sócio-ambientais. Imagens de satélite possibilitarão a identificação dos principais tipos de uso-ocupação da terra na área de estudo. Os modelos construídos serão submetidos a análises específicas de confiabilidade. Dar-se-á prioridade para programas gratuitos e de domínio público para o desenvolvimento das atividades, porém não se exclui o uso de programas proprietários em casos necessários. Os resultados serão apresentados na forma de produção textual, baseada na análise de tabelas, gráficos e mapas produzidos durante a execução das tarefas. A realização deste projeto torna-se viável neste momento, já que grande parte dos dados está em posse dos executores do projeto, o que possibilitará maior agilidade na efetivação das tarefas propostas. Espera-se com os resultados, contribuir para a compreensão desta importante endemia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Emerson Soares dos. Aspectos geográficos e epidemiológicos da hanseníase em Cuiabá e Várzea Grande - MT. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.