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Os processos educativos nas experiências de economia solidária: uma abordagem do desenvolvimento com liberdade

Processo: 07/02104-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Celso de Rui Beisiegel
Beneficiário:Thais Silva Mascarenhas
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia solidária   Educação popular   Autogestão   Cooperativismo   Método Paulo Freire
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autogestão | Cooperativismo popular | Economia Solidária | Educação Popular | Educação popular

Resumo

O presente projeto de pesquisa apresenta como proposta a contribuição para uma análise das experiências de Economia Solidária, a partir dos processos educativos não formais e de clara influência freireana presentes no seu cotidiano, à luz dos fatores que influenciam o desenvolvimento da sociedade, na perspectiva da expansão das liberdades, conforme concebida pelo economista agraciado pelo Prêmio Nobel Amartya Sen. Numa sociedade na qual prevalecem os valores capitalistas da intensa competição, produtividade e hierarquia, a Economia Solidária surge configurando-se como alternativa de modo de produção e distribuição, baseado na posse dos meios de produção pelos trabalhadores e na autogestão. A cultura disseminada pela Economia Solidária fundamenta-se em valores como a cooperação, a igualdade e o respeito às diferenças, que estão presentes nas mais diversas experiências de Economia Solidária, tais como cooperativas, associações, clubes de trocas e redes de articulação. Nessas experiências, os indivíduos envolvidos, além de trocarem conhecimentos, vivenciam um processo de aprendizagem de novos valores. Esses processos educativos têm substanciais influências das experiências de educação popular de Paulo Freire. Num contexto mais amplo, o cultivo dessa nova cultura através das experiências citadas orienta a sociedade para um outro caminho de desenvolvimento. Relacionar esse caminho com a perspectiva pluralista de desenvolvimento de Sen mostra-se extremamente relevante. Dessa forma, este projeto de pesquisa se propõe a examinar como os processos educativos presentes nas experiências de Economia Solidária influenciam o desenvolvimento. Para isso, serão utilizadas a pesquisa analítica da bibliografia selecionada e a pesquisa de campo qualitativa através de estudo de caso. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASCARENHAS, Thais Silva. O caráter educativo da economia solidária: o caminho do desenvolvimento como liberdade a partir da experiência da Cooperafis. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.