Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de nanofibras de acetato de celulose para liberação controlada de fármacos

Processo: 09/11215-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Lucia Helena Innocentini Mei
Beneficiário:Silvia Vaz Guerra Nista
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotecnologia   Acetato de celulose   Nanofibras

Resumo

O processo de eletrofiação é muito atrativo devido a sua metodologia de baixo custo e apto a produção em escala industrial de nanofibras a partir de uma grande variedade de materiais, principalmente biomateriais, de um modo relativamente simples e repetitivo. Atualmente a investigação deste processo tem sido explorada por vários pesquisadores devido a sua grande versatilidade e suas aplicações na maioria das grandes áreas de interesse como: saúde, biotecnologia e engenharia ambiental, segurança e defesa, geração e armazenamento de energia. Na área da saúde, o tratamento de feridas vem motivando pesquisadores do mundo todo devido a sua grande importância no tratamento de traumas, queimaduras, feridas de diabetes, úlceras de pele, feridas pós-cirúrgicas dentre outros. O desenvolvimento de um recobrimento eficiente de feridas tem um papel fundamental no tratamento das lesões de pele, na prevenção de infecções, bem como na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Além disso, pode-se reduzir gastos, especialmente por parte do governo, com internações hospitalares e tratamentos. A incorporação de fármacos em uma membrana, para utilização como recobrimentos para feridas, melhora ainda mais a eficiência destes materiais. Recentemente, podemos encontrar fármacos diretamente incorporados em nanofibras eletrofiadas, com uma cinética próxima de ordem-zero na liberação do fármaco. O desenvolvimento de mantas nanofibrílicas biocompatíveis, eletrofiadas com a incorporação de fármacos para o tratamento de feridas, apresenta-se como uma opção interessante de novos materiais auxiliares na área da saúde, com um futuro promissor devido ao baixo custo em relação às opções existentes atualmente.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NISTA, Silvia Vaz Guerra. Desenvolvimento e caracterização de nanofibras de acetato de celulose para liberação controlada de fármacos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.