Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação do solo usando composto produzido com resíduo da extração de celulose

Processo: 09/10159-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Marlene Cristina Alves
Beneficiário:Rômulo Guimarães Giácomo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Características do solo   Eucalipto   Degradação do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Área de empréstimo | Degradação do Solo | Especie nativa do cerrado-Mabea fistulifera | Eucalipto | matéria orgânica | Propriedades do solo | Manejo e Conservação do Solo

Resumo

A degradação de uma área ocorre quando a vegetação nativa e fauna são destruídas, a camada fértil do solo for perdida e a qualidade e regime de vazão do sistema hídrico são alteradas. Com a produção de papel e celulose, as indústrias do setor têm gerado diariamente grandes quantidades de resíduos sólidos e efluentes, constituindo-se em uma grande preocupação ambiental e econômica. No intuito de retornar com estes subprodutos de forma sustentável à natureza, o objetivo desse trabalho será testar a eficácia de um composto orgânico advindo de resíduos da extração da celulose, na recuperação de um solo degradado, a partir do plantio de duas espécies florestais com potencial para a produção de produtos não madeireiros. O experimento será implantado na Fazenda de Ensino e Pesquisa, Campus de Ilha Solteira (UNESP), localizada no município de Selvíria-MS. O experimento será realizado em delineamento experimental em blocos ao acaso, com esquema em faixa, com 10 tratamentos e 4 repetições. Os 2 tratamentos nas parcelas principais serão representados pelos plantios de Corymbia citriodora (eucalipto - espécie exótica) e Mabea fistulifera (canudo de pito - espécie nativa). Nas subparcelas serão testadas doses do composto e também a comparação com adução mineral, sendo 5 tratamentos (D0 - sem adubação; D1 - adubação mineral de acordo com a necessidade da cultura; D2 - adubação com composto de acordo com a necessidade da cultura; D3 - 30 t ha-1 do composto; D4 - 60 t ha-1 do composto). Serão analisadas no laboratório as propriedades físicas e químicas do solo; e no campo a taxa de infiltração de água no solo e resistência do solo à penetração. O desenvolvimento das espécies será acompanhado trimestralmente e serão avaliados: altura, diâmetro à altura do solo (DAS) e a dimensão das copas. Serão quantificados o aporte mensal de serapilheira, sua velocidade de decomposição, a devolução de nutrientes ao solo, e a atividade da fauna epígea em cada tratamento. Os resultados serão analisados efetuando-se a análise de variância, correlação simples e teste de Tukey para comparação de médias. Espera-se que o composto advindo da compostagem de resíduos da indústria da celulose seja eficaz na recuperação de atributos físicos e químicos do solo estudado e no pleno desenvolvimento das espécies utilizadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIACOMO, ROMULO GUIMARAES; DE SOUZA, RODRIGO CAMARA; ALVES, MARLENE CRISTINA; PEREIRA, MARCOS GERVASIO; DE ARRUDA, OTTON GARCIA; GONZALEZ, ANTONIO PAZ. Soil fauna: Bioindicator of soil recovery in Brazilian savannah. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS-AGRARIA, v. 12, n. 2, p. 8-pg., . (09/10159-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIÁCOMO, Rômulo Guimarães. Recuperação do solo usando composto produzido com resíduo da extração de celulose. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.