Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de diferentes intervencoes no nivel de atividade fisica e co-morbidades associadas em mulheres: estudo aleatorizado e controlado.

Processo: 09/52893-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Beneficiário:Marcos Ausenka Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sedentarismo   Atividade física   Saúde da mulher   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Fisica | Obesidade | Pedometro | Saude Da Mulher | Sedentarismo

Resumo

Objetivo geral do presente será avaliar o impacto de diferentes tipos de intervenção no nível de atividade física em mulheres de meia idade. Serão estudadas 195 mulheres sedentárias com idade entre de 40 e 50 anos, aleatorizadas para uma das seguintes intervenções para promoção de atividade física: 1) GI = Orientação médica (OM); 2) GII = OM+pedômetro (Ped); 3) GIII = OM+Aconselhamento+Ped (GIII) e 4) GIV = OM+Treinamento físico programado. O estudo será realizado em 2 fases. Na primeira, os indivíduos receberão uma das intervenções supracitadas no período de 3 meses e serão avaliados antes (pré), imediatamente após a intervenção (3 meses) e 3 meses após (6 meses). Na segunda fase, os pacientes do GII, GIII e GIV serão novamente aleatorizados e divididos de acordo com a sua adesão à prática de atividade física em 2 grupos: que aderiram à atividade física (10.000 passos ou ganho de 2.500 passos) ou que não aderiram. Cada um destes grupos será subdividido em 2 grupos: controle e aconselhamento modificado+Ped e esta intervenção terá a duração de 3 meses sendo que os indivíduos serão acompanhados até 3 meses após o término da intervenção. Serão avaliados: nível de atividade física (pedometro e IPAQ), qualidade de vida (SF-36), barreiras para a prática de atividade física (News), estágio comportamental (Prochaska), composição corporal (IMC, bioimpedância e circunferência cintura) e variáveis clínicas (níveis de lipidemia e glicemia plasmática,). A analise dos resultados será avaliada pela análise de variância para medidas repetidas (ANOVA repeated measures) e será utilizado o pacote estatístico SPSS e o poder de significância será de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Marcos Ausenka. Impacto de diferentes intervenções no nível de atividade física e co-morbidades associadas em mulheres: estudo aleatorizado e controlado. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.