Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação de diferentes cimentos endodônticos sobre a produção de MMP-2 e 9 em culturas de odontoblastos e fibroblastos

Processo: 09/12160-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Alexandre Augusto Zaia
Beneficiário:Emmanuel João Nogueira Leal da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Odontoblastos   Fibroblastos   Endodontia   Metaloproteinases   Cimentos endodônticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cimentos endodônticos | fibroblastos | metaloproteinases | Odontoblastos | Endodontia

Resumo

A polpa dental é um tecido conjuntivo vascularizado que, quando agredido, desenvolve um processo inflamatório associado à degradação tecidual, em um processo semelhante ao que ocorre em outros tecidos inflamados. Um dos principais agentes da inflamação responsável pelos eventos de degradação tecidual são as Metaloproteinases (MMPs). O conhecimento sobre a ação, produção e inibição dessas MMPs é importante para o entendimento da patogenia da inflamação pulpar. As MMPs são uma família de endopeptidases zinco-dependentes com importante função na reabsorção e remodelamento da matriz extracelular em processos fisiológicos e patológicos. As MMPs são subdividias em famílias de acordo com o seu substrato, sendo que as MMP-2 e -9 são também conhecidas como gelatinases. MMP-2 e -9 podem ser secretadas por diversas células, dentre as quais os odontoblastos e fibroblastos. A ação das MMPs pode ser inativada por inibidores teciduais específicos, chamados de TIMPs. O objetivo do trabalho é analisar se diferentes cimentos endodônticos (AH Plus, Endomethazone, Epiphany, Pulp Canal Sealer, Sealapex e Sealer) têm potencial para alterar a expressão das MMP-2 e MMP-9 em culturas imortalizadas de fibroblastos (3T3) e odontoblastos (MDPC-23). A alteração será avaliada pela análise da atividade gelatinolítica através da zimografia. O inibidor tecidual (TIMP-2) será analisado pelo ELISA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, E. J. N. L.; ACCORSI-MENDONCA, T.; ALMEIDA, J. F. A.; FERRAZ, C. C. R.; GOMES, B. P. F. A.; ZAIA, A. A.. Evaluation of cytotoxicity and up-regulation of gelatinases in human fibroblast cells by four root canal sealers. International Endodontic Journal, v. 45, n. 1, p. 49-56, . (09/12160-7)