Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação do método k0-INAA no Laboratório de Análise por Ativação com Nêutrons do IPEN, utilizando o programa k0-IAEA.

Processo: 09/12311-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Graciano Figueiredo
Beneficiário:Davi Brigatto Mariano
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este estudo visa a implantação e aplicação do método do k0-NAA no Laboratório de Análise por Ativação com Nêutrons (LAN) do IPEN, São Paulo, Brasil, utilizando o programa k0-IAEA. O programa k0-IAEA foi fornecido pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), sem custos, e vem sendo usado em outros laboratórios de Análise por Ativação com Nêutrons, tais como o Interfaculty Reactor Institute of Technology (IRT), Delft University of Technology (Delft, Holanda), e o Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), em Portugal.Este método é uma importante alternativa ao método comparativo de análise por ativação com nêutrons, que vem sendo usado há vários anos no LAN-IPEN. Este método quasi-absoluto tem sido adotado por vários laboratórios que empregam a análise por ativação com nêutrons, e apresenta uma grande vantagem em relação ao método comparativo, uma vez que não requer a preparação de padrões individuais para cada elemento analisado, o que é muito trabalhoso e demorado. O método do k0 permite a determinação de quase todos os elementos cujos picos de raios gama estejam presentes no espectro. A análise do espectro de raios gama e o cálculo da concentração são realizados pelo programa k0, diminuindo o tempo de análise. As curvas de eficiência em energia dos espectrômetros de raios gama utilizados no LAN serão determinadas pela medida de fontes radioativas calibradas nas geometrias de contagem normalmente utilizadas.Os parâmetros alpha e f serão determinados pela irradiação do Material de Referência Nuclear Certificado IRMM-530R Al-0,1% Au e de comparadores de zircônio de alta pureza no reator IEA-R1 do IPEN. Para avaliar a precisão e exatidão da metodologia, materiais geológicos de referência serão analisados e os resultados serão comparados aos valores certificados. A implementação do método k0-NAA no LAN-IPEN aumentará o potencial analítico do laboratório, sem perda da qualidade dos dados analíticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIANO, Davi Brigatto. Implementação do método ksub(0)-INAA no Laboratório de Análise por Ativação com Neutrôns do IPEN utilizando o programa ksub(0)-IAEA. Aplicação à analise de amostras geológicas. 2012. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.