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Controle preditivo tolerante a falhas de atuador

Processo: 09/12674-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Roberto Kawakami Harrop Galvão
Beneficiário:Rubens Junqueira Magalhães Afonso
Instituição Sede: Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/58850-6 - Diagnóstico, prognóstico e acomodação de falhas em sistemas dinâmicos, AP.TEM
Assunto(s):Controle preditivo   Estabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle com restrições | Controle Preditivo | estabilidade | Horizonte Infinito | Sistemas de Controle Automático

Resumo

Técnicas de controle preditivo têm sido cada vez mais difundidas na indústria, principalmente devido à sua capacidade de tratar restrições nas entradas e estados da planta. Neste projeto, será estudado o emprego de uma malha interna com controlador linear robusto, com o intuito de conferir maior tolerância a falhas em comparação com a abordagem de uso direto do controlador preditivo. No que diz respeito à malha externa, serão investigadas potenciais vantagens de se utilizar formulações de controle preditivo com horizonte infinito, como alternativa ao uso de horizontes finitos. As leis de controle desenvolvidas serão aplicadas ao modelo de um helicóptero com três graus de liberdade. O principal aspecto investigado será a tolerância a falhas de atuador, modeladas como alterações de ganho. Os resultados serão avaliados através de simulações em ambiente Matlab/Simulink, considerando-se critérios de velocidade de resposta, amortecimento de oscilações e atendimento às restrições de estado. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUBENS JUNQUEIRA MAGALHÃES AFONSO; ROBERTO KAWAKAMI HARROP GALVÃO. Uso de conjuntos terminais parametrizados para tratamento de problemas de não-factibilidade em controle preditivo. Sba : Controle & Automação, v. 23, n. 6, p. 653-666, . (09/12674-0, 06/58850-6)
MAGALHAES AFONSO, RUBENS JUNQUEIRA; HARROP GALVAO, ROBERTO KAWAKAMI; IEEE. Predictive Control of a Helicopter Model with Tolerance to Actuator Faults. 2010 CONFERENCE ON CONTROL AND FAULT-TOLERANT SYSTEMS (SYSTOL'10), v. N/A, p. 8-pg., . (09/12674-0, 06/58850-6)