Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das características foliculares avaliadas através da ultra-sonografia modo-b e doppler colorido de éguas jovens e idosas e sua relação com agente indutor e momento da ovulação.

Processo: 09/12498-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Alvarenga
Beneficiário:Renata Cristina Uliani
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Hormônio liberador de gonadotropina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Égua idosa | GnRH | hCG | Indução ovulação | ultra-sonografia Doppler colorido | Ultra-sonografia modo-B | Reprodução de equinos

Resumo

Trabalhos recentes realizados em éguas indicam que a vascularização do folículo pré-ovulatório avaliado por ultra-sonografia Doppler e momento da ovulação têm uma boa correlação, demonstrando também que nas quatro horas que antecedem à ovulação ocorre evidente diminuição da vascularização folicular. Em reprodução eqüina uma grande parcela das éguas idosas é mantida em atividade em centrais de reprodução, as quais apresentam baixa fertilidade, menores concentrações séricas de LH e conseqüente maior incidência de distúrbios da maturação folicular e ovulação. Para maximizarmos a fertilidade de sêmen de baixa qualidade, refrigerado ou congelado se faz necessário a inseminação artificial o mais próximo da ovulação sendo desejável a descoberta de técnicas que consigam melhor predizê-la. Pretendemos com o presente trabalho estudar através de ultra-sonografia por Doppler, a vascularização do folículo pré-ovulatório e outras características foliculares avaliadas por ultra-sonografia modo-B de 100 ciclos estrais de éguas jovens e idosas, quando do uso de dois agentes indutores de ovulação (HCG ou GnRH). O presente trabalho tem por objetivo verificar se a ultra-sonografia por Doppler pode determinar com mais precisão o momento da ovulação, bem como verificar se existem diferenças na resposta folicular e entre indutores de ovulação assim como entre éguas jovens e idosas. Serão também comparados os níveis séricos de LH após indução de ovulação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ULIANI, Renata Cristina. Estudo das características foliculares avaliadas através da ultrassonografia Modo-B e Doppler colorido de éguas jovens e idosas e sua relação com agente indutor e momento da ovulação. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.