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Mas afinal, o que á a escola? O significado dessa instituição para adolescentes em conflito com a lei

Processo: 09/12704-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elenice Maria Cammarosano Onofre
Beneficiário:Aline Fávaro Dias
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Evasão escolar   Disciplina na sala de aula   Comportamento na sala de aula   Adolescentes   Direito à educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente em conflito com a lei | Direito à Educação | evasão escolar | Tópicos Específicos de Educação

Resumo

A prática de atos infracionais por adolescentes apresenta-se como fenômeno universal e precisa ser entendida de forma contextualizada. Uma análise histórica acerca da situação de crianças e adolescentes no Brasil mostra que a assunção da população infanto-juvenil como sujeitos de direitos é recente. Apesar das conquistas no plano legislativo que asseguram direitos e deveres a crianças e adolescentes, principalmente o direito à educação, ainda se pode notar que as ações públicas voltadas à democratização do acesso à escola têm dificuldades para atingir os adolescentes que estão em conflito com a lei.Esse fato é corroborado por estudos que mostram que o fracasso e evasão escolar são fenômenos comuns na vida de adolescentes infratores e que uma parte significativa dessa população se encontra fora das escolas. Cabe, então, questionar que fatores têm favorecido e dificultado a permanência desses adolescentes nas instituições escolares. Pesquisas indicam que problemas na relação educador-educando, a estigmatização e a exclusão, são fatores que contribuem para a evasão escolar dos adolescentes em conflito com a lei.Este projeto tem como objetivo central compreender o significado que adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto atribuem às suas vivências escolares, buscando identificar aspectos que facilitam ou dificultam sua permanência na escola. Participarão desse estudo quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida e quatro de Prestação de Serviços à Comunidade.A coleta de dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas, observação, registros em diário de campo e análise documental, e acontecerá no Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de São Carlos-SP. Os dados serão analisados de forma qualitativa, à luz da literatura específica do tema proposto. (AU)

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