Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrólitos poliméricos a partir de poli(vinil butirato) para dispositivos eletrocrômicos e células solares

Processo: 09/17564-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Agnieszka Joanna Pawlicka Maule
Beneficiário:Lucas Ponez da Mota
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Condutividade iônica   Células solares   Polímeros (materiais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Células Solares | Condutividade Iônica | dispositivos eletrocrômicos | Eletrolitos polimericos | poli(vinil butirato) | polímeros

Resumo

O presente projeto propõe a obtenção e caracterização de eletrólitos poliméricos a partir de poli(vinil butirato) (PVB) com o objetivo de aplicação em dispositivos eletrocrômicos e células solares. O projeto consiste no preparo de membranas a base de PVB, transparentes e com boa adesão às superfícies de vidro, com propriedades de condução iônica para aplicações tecnológicas, tais como, dispositivos eletrocrômicos e células solares. Para atingir os objetivos desta proposta os filmes serão obtidos através de processos de plastificação do PVB com plastificantes tais como glicerol, etileno glicol, carbonato de etileno e carbonato de propileno entre outros e adição de sais de lítio, como exemplo, LiClO4 ou LiI/I2. A caracterização das membranas condutoras iônicas será feita utilizando-se as técnicas básicas de caracterização de materiais tais como: análises térmicas (DSC, DTA, TG), análises estruturais (Raios-X), medidas óticas (IR, UV-Vis), visualização da superfície das amostras através de microscopia eletrônica de varredura com as análises químicas acopladas (EDX) e como as mais importantes, medidas de condução iônica por impedância complexa. Na sequência as melhores amostras serão aplicadas em dispositivos eletrocrômicos e células solares e serão feitas as avaliações de funcionamento dos mesmos através de medidas de transmitância (índice de contraste), número de ciclos de coloração/descoloração, tempo de memória, no caso de dispositivos eletrocrômicos e eficiência eletroquímica no caso de células solares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOTA, Lucas Ponez da. Eletrólitos poliméricos a partir de poli(vinil butirato) para dispositivos eletrocrômicos e células solares. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.