Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos Técnicos, Econômicos e Ecológicos de Processos da Produção de Hidrogênio

Processo: 09/18480-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Luz Silveira
Beneficiário:Lúcia Bollini Braga
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Análise econômica   Produção de hidrogênio   Hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise economica | eficiência ecológica | Hidrogênio | Produção de Hidrogênio

Resumo

O cenário ambiental do planeta e o padrão de vida da humanidade requer qualidade de energia distribuída e dos serviços oferecidos para o uso dessa energia. É necessário que esse processo ocorra de forma sustentável. Nesse contexto os modelos energéticos são dependentes de combustíveis fósseis e seus usos geram poluentes. Esses fatores fazem com que se desenvolvam novas tecnologias para geração de energia, com uso mais eficiente dos recursos naturais e dos recursos renováveis, de modo menos agressivas ao meio ambiente. As células a combustível, são equipamentos capazes de converter a energia química de combustíveis em energia elétrica, sem a necessidade de combustão, com maior eficiência e menores emissões de poluentes. O hidrogênio utilizado nas células pode ser produzido por uma variedade de recursos fósseis (carvão, petróleo e gás natural), renováveis (biomassa), e também a partir de eletricidade, por eletrólise da água, usando energias renováveis (como eólica, fotovoltaica, hidráulica, geotérmica entre outras, como a energia nuclear e preferencialmente energia que seria desperdiçada em hidrelétricas - Caso de verter água). A importância do estudo das formas de produção de hidrogênio corrobora com a quebra do mito que hidrogênio é uma fonte extremamente limpa de energia. Como os processos produtivos de hidrogênio são geralmente endotérmicos, eles requerem energia e dessa forma se tornam processos caros e poluentes indiretamente.Nesse trabalho de tese de doutorado, pretende-se realizar estudos técnicos, econômicos e ecológicos das seguintes formas de produção de hidrogênio:Eletrólise por turbina eólica,Eletrólise por energia fotovoltaica,Eletrólise por água vertida em hidrelétrica,Processos biológicos utilizando algas,Processos de reforma a vapor de etanol,Processos de reforma a vapor de biogás,Processos de reforma a vapor de gás natural (para efeito comparativo baseado em SILVEIRA JL, SOSA M.I. e.t al.,2006) Em fase final conclui-se o processo mais viável tecnicamente, economicamente e ecologicamente. Com fatores ecológicos determinam-se emissões de CO2, Nox, Sox e MP, CO2 equivalente, indicador de poluição e eficiência ecológica dos processos de produção de hidrogênio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRAGA, Lúcia Bollini. Aspectos técnico, econômicos e ecológicos de processos de produção de hidrogênio. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.