Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações parafrásticas? O léxico sob uma perspectiva enunciativa

Processo: 09/54893-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Letícia Marcondes Rezende
Beneficiário:Jacqueline Jorente
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Léxico   Enunciação   Redação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino | Enunciacao | Linguistica

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar relações léxico-gramaticais no processo de produção de significação em redações escolares. O nosso enfoque faz-se a partir de relações identificadas tradicionalmente como sinonímicas. Temos como referencial teórico a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas proposta por A. Culioli, que concebe a atividade de linguagem como resultante das operações de representação mental, referenciação e regulação. O corpus de pesquisa é composto por produções textuais de vestibular, selecionadas como ocorrências a partir das quais discutimos a hipótese de que a construção lexical é delineada por relações léxico-gramatical-discursivas. Tal perspectiva implica repensar os conceitos clássicos de relações sinonímicas ou parafrásticas e vem confrontar-se com a visão tradicional acerca do léxico, que geralmente é abordado como tendo um estatuto pleno na língua, independentemente do contexto em que atua. Pretendemos mostrar que o trabalho com o léxico no ensino, quando pautado na perspectiva tradicional, é redutor, uma vez que desconsidera o papel do contexto na produção de significação, e desse modo não contribui para o desenvolvimento da capacidade discursiva dos alunos. Por outro lado, pretendemos mostrar a relevância de se adotar no ensino uma abordagem lexical sob a perspectiva enunciativa. A pesquisa vem sendo desenvolvida desde março de 2008 e a solicitação que apresentamos visa a uma transferência do trabalho do nível de mestrado para o nível de doutorado, seguindo uma proposta feita no exame de qualificação de nosso mestrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JORENTE, Jacqueline. Relações parafrásticas?: o lexico sob uma perspectiva enunciativa. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.