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O ateliê do ator-encenador: enquadramento, incidência e vulnerabilidade na poética da cena

Processo: 10/50069-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 28 de julho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Armando Sérgio da Silva
Beneficiário:Rejane Kasting Arruda
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atores   Improvisação   Criação artística   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Fisica | Anteparo | Ator | Criacao | Improvisacao | Jogo

Resumo

Este projeto coloca em primeiro plano os elementos concretos com os quais o ator cria anteriores à ação física. Evidencia a sua operacionalidade e a perspectiva de jogar com arranjos, constituídos por modalidades diferentes. O termo anteparo foi proposto inicialmente pela Oficina da Essência, sistema desenvolvido pelo professor Armando Sérgio nos anos de docência na USP (para a formação de atores), que detalho. Em seguida, me dedico à experimentação e análise da criação com arranjos de anteparos, que contam com modalidades diversas. Extraindo suas leis, operações e princípios, construo uma fenomenologia. Acredito que possa contribuir para a evidência de um mecanismo complexo do jogo, cujas operações podem ser evidenciadas em articuladação com importantes sistemáticas da criação atoral: a.) o "deslizamento do foco" como multiplicador dos impulsos (intersecção com Spolin); b.) a "fala própria" como anteparo (intersecções com Stanislavski, Kusnet e Brecht); c.) a partitura como instância a ser desmontada (com Barba); d.) a descrição (com Grotowski) e a escrita (com Knébel) como procedimentos de apropriação; e.) fragmentos suscetíveis à livre-associação cujo sentido é articulado a posterior (intersecção com a cena contemporânea). Os arranjos serão fichados para facilitar a transmissão das operações. Utilizo arsenal conceitual de Jacques Lacan para a fundamentação teórica. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARRUDA, Rejane Kasting. O ateliê do ator-encenador: \enquadramento\, \incidência\ e \vulnerabilidade\ na poética da cena. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.