Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção Musical e escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário

Processo: 10/02046-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Ricardo Goldemberg
Beneficiário:Cristiane Hatsue Vital Otutumi
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola tradicional | Música no ensino superior | Percepção Musical | Percepção Musical

Resumo

O presente projeto visa aprofundar estudos quanto às dificuldades encontradas no ensino da Percepção Musical no Brasil, a partir de dados apontados em nossa dissertação1 de mestrado, relacionando-as aos princípios da escola tradicional. Autores da área, como por ex., Grossi (2001, 2003), Bernardes (2000, 2001), Bhering (2003), Barbosa (2005, 2009) há anos criticam elementos problemáticos advindos dessa pedagogia, clamando por mudanças na matéria. Dessa forma, a intenção é promover uma investigação acerca do tema, acrescentando reflexão comparativa entre a situação brasileira com princípicios defendidos por autores de referência na educação musical, com vistas a buscar aspectos passíveis de melhoria. Como experiência de cunho prático, será elaborado e realizado um seminário de estudos, com alunos de graduação em música, no qual diferentes subtemas e atividades farão parte da proposta. Sob a ótica da pesquisa qualitativa serão utilizadas as técnicas de análise documental e categorial segundo Bardin (2002), de forma que o conjunto de informações respeite critérios científicos e possa se constituir dado para novas reflexões e melhoria da disciplina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.