Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma metodologia de fabricação de transistores de filmes finos orgânicos

Processo: 10/00474-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Materiais Elétricos
Pesquisador responsável:Fernando Josepetti Fonseca
Beneficiário:Marco Roberto Cavallari
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrônica orgânica   Semicondutores orgânicos   Polímeros conjugados   Nanotecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrônica Orgânica | mobilidade de portadores de carga | Nanotecnologia | polímeros conjugados | semicondutores orgânicos | transistores de filmes finos orgânicos | Engenharia Elétrica - Eletrônica

Resumo

A importância da pesquisa em eletrônica molecular surge a partir da previsão de que o limite da diminuição das dimensões dos dispositivos inorgânicos é previsto para algumas décadas. A Eletrônica Molecular apresenta-se como alternativa de continuidade na integração de dispositivos. Uma etapa para se atingir uma eletrônica via moléculas é a eletrônica orgânica. Assim, tornou-se imprescindível a ampliação dos conhecimentos acerca das propriedades elétricas e ópticas de moléculas utilizadas em dispositivos, bem como o desenvolvimento de processos de fabricação que incorporem materiais orgânicos. Com o desenvolvimento dos polímeros conjugados surgiram aplicações variadas como: transistores de filmes finos orgânicos (OTFT), LEDs orgânicos (OLED), mostradores de informação flexíveis, etiquetas de RFID, a eletrônica têxtil e sensoriamento. A geometria bottom-gate inicialmente desenvolvida utiliza substratos de silício e óxido de porta inorgânico. Entretanto, de forma a inovar, os OTFTs top-gate permitem o uso de dielétricos orgânicos e a fabricação tanto sobre substratos rígidos quanto flexíveis. A utilização de materiais semicondutores orgânicos poliméricos ou de pequenas moléculas permitiu o desenvolvimento de técnicas de fabricação que implicaram na diminuição dos custos de produção. O valor da mobilidade dos portadores nestes materiais pode ser obtido através da medição do Tempo de Vôo. A identificação de materiais com alto valor da mobilidade é uma etapa fundamental para o aprimoramento do desempenho dos dispositivos eletrônicos orgânicos. Neste contexto, o presente projeto consistirá no aprimoramento de uma metodologia de fabricação de OTFTs obtidos a partir de filmes orgânicos cuja mobilidade terá sido caracterizada previamente. São imprescindíveis o avanço das técnicas de fabricação e a ampliação dos conhecimentos acerca dos dispositivos visando a uma maior miniaturização, eficiência e expansão do espectro de aplicações.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVALLARI, Marco Roberto. Desenvolvimento de uma metodologia de fabricação de transistores de filmes finos orgânicos.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.