Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade molecular do gene cap (ORF-2) do Circovírus Suíno tipo 2 (PCV2) detectado em amostras de pulmão com e sem lesões pneumônicas macroscópicas em suínos abatidos no Estado de São Paulo.

Processo: 10/03371-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Leonardo José Richtzenhain
Beneficiário:Karen Linares Ferrari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Suínos   Biologia molecular   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade molecular | Lesões pneumônicas | Pcr | Pcv2 | Suínos | Biologia Molecular

Resumo

O Circovírus Suíno (Porcine Circovirus) pertence ao gênero Circovírus, o qual se divide em dois tipos: Circovírus Suíno tipo 1 (PCV-1) não patogênico e associado a infecções permanentes em células PK-15 e o Circovírus Suíno tipo 2 (PCV2) associado a doenças (PCVAD), que pode se manifestar como infecção sistêmica, enterite, problemas reprodutivos, síndrome de dermatite e nefropatia suína e complexo de doenças respiratórias (PRDC). A ocorrência de PRDC associada ao PCV2 afeta principalmente animais de crescimento e terminação, caracterizada por crescimento lento, tosse prolongada e dispnéia, assim como lesões macroscópicas características em pulmão. Os prejuízos que a PRDC acarreta tanto aos produtores, através de gastos com medicamentos e vacinas, como a indústria, na perda de carcaça ao abate, são grandes e diante do exposto, o presente trabalho não têm como objetivo estimar a prevalência, e sim verificar associação entre detecção de PCV2 e presença de lesões pneumônicas macroscópicas, em amostras de pulmão oriundas de abatedouros localizados no Estado de São Paulo, e analisar a diversidade molecular do gene cap (ORF-2) das amostras positivas seqüenciadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARI, Karen Linares. Diversidade molecular do gene Cap (ORF-2) do circovírus suíno 2 (PCV2) detectado em amostras de pulmão com e sem lesões pneumônicas macroscópicas em suínos abatidos no Estado de São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.