Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade e conservação de lima ácida 'Tahiti' em função das etapas de pós-colheita

Processo: 10/03835-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Alves Mourão Filho
Beneficiário:Meire Menezes Bassan
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Qualidade dos frutos   Fruticultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citros | Lima ácida Tahiti | qualidade de frutos | Fruticultura

Resumo

O Brasil está entre os cinco maiores produtores mundiais de lima ácida 'Tahiti', sendo São Paulo o maior estado produtor e exportador dessa fruta in natura, a qual vem crescendo e ocupando lugar cada vez mais importante na citricultura brasileira. Além do consumo interno sua exportação tem crescido bastante por tratar-se de uma variedade que satisfaz as exigências do mercado consumidor, quanto à qualidade do suco, ao sabor, ao tamanho do fruto e à ausência de sementes. Visando manter as características da fruta vinda do campo por um tempo maior e para que os consumidores do Brasil e do exterior possam apreciar as frutas com qualidade, os frutos passam por um processo de beneficiamento composto por varias etapas. Desta forma, este trabalho busca determinar os efeitos de cada uma dessas etapas isoladamente na qualidade e conservação dos frutos de lima ácida 'Tahiti, visando identificar os gargalos de sua cadeia pós-colheita, com possíveis sugestões de melhorias. Para isso, os frutos serão coletados em seis diferentes etapas da pós-colheita e armazenados em condições controladas de temperatura e umidade relativa (24ºC e 70 a 80%). Serão realizadas análises sensoriais de sabor e odor em amostras de suco, físico-químicas e de incidência de distúrbios fisiológicos e podridões. O delineamento experimental será inteiramente aleatorizado, com 6 tratamentos, sendo que cada tratamento conterá 4 repetições para cada dia de análise. As repetições serão compostas por 60 frutos cada, onde serão amostrados 10 frutos para análise. Os resultados obtidos serão submetidos à análise de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRE MENEZES BASSAN; FRANCISCO DE ASSIS ALVES MOURÃO FILHO; RENAN FERNANDES ALVES; DÉBORA FERNANDES BEZERRA; HILTON THADEU ZARATE COUTO; ANGELO PEDRO JACOMINO. Beneficiamento pós-colheita de lima ácida 'Tahiti' afeta sua qualidade e conservação. Ciência Rural, v. 46, n. 1, p. 184-190, . (10/03835-8)
BASSAN, MEIRE MENEZES; ALVES MOURAO FILHO, FRANCISCO DE ASSIS; CARON, VANESSA CRISTINA; ZARATE DO COUTO, HILTON THADEU; JACOMINO, ANGELO PEDRO. The harvesting system affects the quality and conservation of the `Tahiti' acid lime. Scientia Horticulturae, v. 155, p. 72-77, . (10/03835-8)
BASSAN, MEIRE MENEZES; ALVES MOURAO FILHO, FRANCISCO DE ASSIS; CARON, VANESSA CRISTINA; ZARATE DO COUTO, HILTON THADEU; JACOMINO, ANGELO PEDRO. The harvesting system affects the quality and conservation of the 'Tahiti' acid lime. Scientia Horticulturae, v. 155, p. 6-pg., . (10/03835-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASSAN, Meire Menezes. Qualidade e conservação de lima ácida \'Tahiti\' em função dos métodos de colheita e das etapas de beneficiamento pós-colheita. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.