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Fotografando digitalmente, pensando analogicamente: a "caixa preta" da fotografia numérica.

Processo: 10/04201-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Arlindo Ribeiro Machado Neto
Beneficiário:Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia   Novas mídias   Linguagem fotográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caixa preta | equipamento fotográfico | fotografia digital | linguagem fotográfica | novas mídias | tecnologia | Comunicação e Semiótica

Resumo

A pesquisa proposta pretende verificar o grau de consciência que os fotógrafos atuais têm dos meios digitais e se a migração do analógico ao digital está sendo feita com conhecimento das mudanças. O objetivo é investigar se e como a prática fotográfica está atualmente limitada em seu potencial artístico e comunicativo pelo fato dos fotógrafos profissionais não conhecerem profundamente o real processamento da fotografia digital. Sob a justificativa de uma maior familiarização e interatividade com os equipamentos e programas digitais, o uso de conceitos ainda baseados no processamento da fotografia de filme afasta os usuários de entenderem numericamente as imagens que manejam. No caso dos fotógrafos profissionais, isso interfere na construção de uma linguagem fotográfica propriamente digital, limitando as possibilidades criativas de ação e comunicação? Partindo da idéia de que é preciso conhecer bem o funcionamento dos aparelhos que utilizamos para que possamos ir além dos limites impostos pelas suas superfícies, este trabalho busca identificar se e como signos inadequados permeiam o universo do digital e distanciam os fotógrafos de penetrarem a "caixa preta". É preciso refletir sobre os problemas relacionados a essa realidade e suas consequências, além de esclarecer sobre como a fotografia digital se processa. Para isso, serão analisadas semioticamente as etapas de formação da imagem digital, desde a captura (equipamento fotográfico digital) até seu processamento nos computadores (programas) e como funcionam as interfaces dos aparelhos em sua relação com o usuário.

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