Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da atividade da nitrato redutase em plantas de abacaxizeiro submetidas a baixas temperaturas em diferentes fases do ciclo diurno

Processo: 10/04270-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Helenice Mercier
Beneficiário:Aline Tiemi Matsumura
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nitrato redutase   Frio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abacaxizeiro | Frio | Nitrato Redutase | Nutrição e crescimento vegetal

Resumo

Trabalhos anteriores realizados no Laboratório de Fisiologia Vegetal do IB-USP mostraram que plantas de abacaxizeiro crescidas em termoperíodo de 28°C claro/ 15°C escuro apresentaram atividade preferencial da enzima nitrato redutase (NR) acontecendo na fase escura e nas raízes, enquanto as plantas do controle, crescidas em temperatura constante de 28°C, apresentaram atividade preferencial na fase clara e nas folhas. O presente projeto procurará entender o efeito da exposição de plantas de abacaxizeiro a baixas temperaturas sobre a atividade da NR, tentando desvendar se haveria inter-relação entre o estímulo do abaixamento de temperatura e a fase do ciclo diurno. Para tanto, plantas de Ananas comosus L. Merr serão expostas a temperaturas de 4 ou 10°C, em períodos de 1, 3, 6 ou 12 horas, tanto na presença como na ausência de luz. A atividade da NR será determinada pelo ensaio in vivo. Para verificar a influência da fase do ciclo diurno, ao qual as plantas serão submetidas ao frio, 4 fases serão selecionadas, tanto no claro como no escuro. A atividade da NR será medida logo após a retirada das plantas da condição de frio e após 24 horas de reaquecimento a 25°C em intervalos de três em três horas. Os controles serão mantidos a 25°C durante todo o experimental, nas mesmas condições de cada tratamento. Uma vez determinada a fase de maior indução da NR para as folhas e para as raízes, ensaios adicionais serão realizados com o propósito de analisar a participação nesse evento dos diferentes tipos de NR: a citoplasmática e a de membrana plasmática. Espera-se com este trabalho esclarecer se folhas e raízes respondem de forma diferente ao frio, dependendo da fase do ciclo diurno e da presença ou da ausência da luz, e qual forma de NR seria a principal envolvida nessas respostas desencadeadas pelo abaixamento da temperatura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATSUMURA, Aline Tiemi. Controle da atividade da nitrato redutase em plantas de abacaxizeiro submetidas a baixas temperaturas em diferentes fases do ciclo diurno. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.