Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do sistema de produção e da sustentabilidade de agricultores familiares de base ecológica no município de Rio Claro (SP)

Processo: 10/04630-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Andréa Eloisa Bueno Pimentel
Beneficiário:Rafaela Aparecida da Silva
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura sustentável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indicadores ambientais de sustentabilidade | Indicadores econômicos de sustentabilidade | Produção agrícola de base ecológica | Agroecologia

Resumo

Além da geração de trabalho, renda e produção de alimentos, a propriedade agrícola familiar pode ter um importante papel para a sustentabilidade ambiental em uma dada localidade, em especial em propriedade de base ecológica. Este trabalho tem como objetivo principal analisar os sistemas de produção e o grau de sustentabilidade ambiental e econômico de propriedades familiares de base ecológica presentes no município de Rio Claro (SP). A análise dos sistemas de produção é relevante para identificar se a propriedade efetivamente é de base ecológica, ou seja, uso de adubação orgânica e não uso de pesticidas sintéticos, dentre outros fatores. Para a análise da sustentabilidade ambiental e econômica serão utilizados indicadores de sustentabilidade, a serem construídos com base no perfil da localidade, mas tendo como parâmetro o conceito de agricultura de base ecológica e indicadores já aplicados em outras pesquisas. Além da coleta de dados secundários sobre o município e os produtores, serão identificados produtores que a priori produzem de forma ecológica. Estes serão entrevistados a partir de um roteiro semi-estruturado. Após esta pesquisa prévia com agricultores será elaborado um conjunto de indicadores de sustentabilidade que serão aplicados junto a esses agricultores a fim de verificar seu grau de sustentabilidade ambiental e econômico. Parte-se do pressuposto de que a agricultura de base ecológica é sustentável ambientalmente, à medida em que utiliza adubos orgânicos e não utiliza pesticidas sintéticos, gerando menos externalidades negativas e economicamente, quando consegue se reproduzir. E que seu grau de sustentabilidade ambiental e econômica varia conforme o volume, tipos de insumos e formas de aquisição destes, características da mão-de-obra utilizada e grau de relação com o mercado comprador, dentre outros. E isso pode ser mensurado pelos indicadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)