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A ordem do olhar: a imagem no discurso político televisivo

Processo: 10/05818-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Vanice Maria Oliveira Sargentini
Beneficiário:Luciana Carmona Garcia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/06551-6 - A ordem do olhar: a imagem no discurso político televisivo, BE.EP.DR
Assunto(s):Discurso político   Análise do discurso   Campanha eleitoral   Televisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | campanha eleitoral | Discurso Político | Imagem | televisão | Análise de Discurso

Resumo

Este trabalho propõe estudar os efeitos de sentido da imagem no discurso político veiculado pela televisão no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral - HGPE - a partir da redemocratização do país e alcançando a próxima campanha eleitoral, ou seja, no período de 1989 a 2010. Trata-se de uma proposta de extensão e aprofundamento de meu trabalho de mestrado, quando pude observar certa orientação do olhar operada pela imagem, em movimento (própria do suporte televisivo), dentro do enunciado sincrético do HGPE. Minha proposta é verificar o funcionamento do elemento imagético na formação dos efeitos de sentido que se podem observar na campanha eleitoral, tendo em vista a construção de um enunciado que se realiza pela junção do verbo (oral e escrito) com a imagem. Dado que a pesquisa se propõe a abranger um período mais extenso (1989 - 2010), pretende-se observar se, no que concerne ao tratamento da imagem dentro do suporte televisivo, houve, ao longo do tempo no discurso político televisivo, transformações nos efeitos de sentido operados pela imagem na televisão, no sentido de um direcionamento do olhar, e como se operaram essas transformações. Para tanto, constituirei, em princípio, um corpus de análise com sequências discursivas dos próprios programas do horário eleitoral dos anos de 1989 a 2010 - posteriormente, outros suportes de circulação de discursos poderão ser incorporados à medida que se avance com o trabalho. Meu interesse repousa na investigação de como o discurso político vem se transformando ao longo dos anos, e sua transmissão por meio da televisão tem maior circulação no período de campanha pré-eleitoral comparado aos demais períodos em que se observa a circulação do discurso político. Como hipótese supõe-se que o enunciado multimodal possibilitado pela junção do verbo e da imagem atrai o olhar - como uma espécie de acionador que aponta para onde "ver" - e ajuda a promover efeitos de sentido. (AU)

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