Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativas de parametros geneticos obtidos a partir de um cruzamento dialelico de trigo envolvendo a cultivar bh-1146 e tres linhagens provenientes de irradiacoes.

Processo: 06/54688-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Augusto Tulmann Neto
Beneficiário:Mary Tulia Vargas Lobato Guedes de Azevedo
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genética quantitativa   Capacidade de combinação   Herdabilidade

Resumo

Visando avaliar a viabilidade de predição do comportamento de cruzamentos com base na avaliação da geração F2; o potencial dos genótipos de trigo com ênfase na produção de grãos e nos seus componentes, na altura das plantas, nos ciclos da emergência ao florescimento e da emergência à maturação, no comprimento da espiga e no internódio da raque, e no comprimento da raiz primária; a importância relativa dos efeitos da capacidade geral e específica de combinação; bem como determinar a herdabilidade no sentido amplo e restrito dos caracteres já citados além das correlações genotípicas, fenotípicas e ambientais entre as características serão efetuados cruzamentos, em forma dialélica, envolvendo quatro genótipos de trigo: BH-1146, Anahuac M-1, IAC-287/1AC-24 M-1 e MON"S7ALD"S7/ IAC-24 M-3, portadores de características agronômicas contrastantes. Serão obtidos híbridos em geração F1 e F2 e os retrocruzamentos RC1 e RC2. As sementes pré-germinadas, representando os parentais, as gerações F1 e F2 e os retrocruzamentos para ambos os pais serão colocadas sobre telas de náilon, adaptadas em vasilhas plásticas, contendo solução nutritiva completa, onde crescerão por dez dias. Após esse período as plântulas terão as suas raízes primárias centrais medidas, sendo a seguir transplantadas para vasos contendo solo, em área telada e dispostos em seis blocos ao acaso. Os dados referentes à produção de grãos e aos outros caracteres agronômicos serão obtidos em plantas individuais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Mary Tulia Vargas Lobato Guedes de. Estimativas de parâmetros genéticos e análise dialélica de cruzamentos de trigo (Triticum aestivum L.) envolvendo a cultivar BH-1146 e linhagens irradiadas. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.