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Tap Sense: Jogo Educativo Contextualizado Apoiado por Senso Comum para a plataforma iPhone/iPod

Processo: 10/09190-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Junia Coutinho Anacleto
Beneficiário:André de Oliveira Bueno
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dispositivos móveis   Jogos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivos Móveis | Fatores Humanos | Ihc | interação via touch screen | ipod | Jogos | Ihc

Resumo

O Laboratório de Interação Avançada do Departamento da Computação da Universidade Federal de São Carlos (LIA/DC-UFSCar), em colaboração com o Media Lab-MIT, tem desenvolvido desde 2005 o projeto OMCS no Brasil (OMCS-Br) para a construção de uma base de conhecimento de senso comum em português a partir da contribuição da população brasileira, visando desenvolver aplicações computacionais sensíveis ao nosso contexto, considerando as questões sócio-econômicas e culturais dos brasileiros, expressas pelo senso comum, em seu desenvolvimento e uso. O objetivo desse projeto de pesquisa é dar continuidade ao desenvolvimento de uma plataforma apropriada para o desenvolvimento de jogos culturalmente contextualizados, que fará uso dos dados coletados pelo projeto OMCS-Br. Neste projeto de Iniciação Científica especificamente, o jogo a ser desenvolvido consiste em, dada uma certa palavra tema, um conjunto de palavras são mostradas ao jogador, sendo que algumas são associadas ao tema proposto, outras não são. As palavras associadas ao tema são recuperadas da base de conhecimento cultural do projeto OMCS-Br. O jogador, com iPods ou iPhones, deve tocar nas palavras que estão associadas à palavra tema, dentro de um tempo determinado. Quanto mais palavras associadas forem tocadas, mais pontos o jogador acumula. Assim, espera-se oferecer ao jogador uma diversão que pode estimular seu processo cognitivo de associar palavras em um mesmo contexto. Pode-se também vislumbrar um segundo objetivo, em estudos posteriores, com o uso de tal aplicação para dar um apoio ao desenvolvimento cognitivo do jogador.

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