Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção ambiental e relação com aspectos quantitativos da arborização urbana no município de São Carlos, SP

Processo: 10/09400-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Demóstenes Ferreira da Silva Filho
Beneficiário:Sabrina Mieko Viana
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção ambiental   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Percepção ambiental | Politicas Públicas | Silvicultura urbana

Resumo

As árvores são fundamentais para a manutenção do bem-estar ambiental e emocional dos moradores das áreas urbanas, além de serem fatores de conexão destes com a natureza e realizarem um contraponto aos espaços construídos, acompanhando a vida dos habitantes das cidades em uma cumplicidade histórica. Reconhecendo a importância da arborização urbana, da participação e do envolvimento dos cidadãos e cidadãs no cuidado e conservação das árvores urbanas, justifica-se o estudo da percepção destes sobre este tema, de maneira a conhecer as causas e formas de se trabalhar para diferentes setores da população. Desta forma, o objetivo deste estudo é identificar e analisar a percepção dos habitantes de São Carlos, SP, sobre a arborização urbana e verificar a relação desta com os aspectos quantitativos. Para o alcance dos objetivos será realizada a quantificação da arborização urbana através de sensoriamento remoto, com o uso de imagens de alta resolução espacial do satélite Quickbird. A partir destas informações a cidade será dividida em áreas conforme os índices de arborização encontrados, e através de amostragem do tipo estratificada aleatória, serão aplicados questionários estruturados com intuito de levantar a percepção ambiental sobre a arborização urbana. Estes dados serão estatisticamente analisados e inseridos em banco de dados relacional. Como resultados esperam-se obter dados atualizados sobre os aspectos quantitativos da arborização urbana do município e a geração de subsídios para futuros trabalhos de educação ambiental junto à população, como preconizado pelo recém aprovado Plano Diretor de Arborização Urbana do município São Carlos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANA, Sabrina Mieko. Percepção e quantificação das árvores na área urbana do município de São Carlos, SP. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.