Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuicao de fungos e fumonisinas e expressao dos genes fum em graos de milho transgenico da semeadura a colheita.

Processo: 10/51777-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Benedito Corrêa
Beneficiário:Gabriela Martins Reis
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia da polimerase em tempo real
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dendrograma Filogenetico | Fumosinas | Fusarium Verticillioides | Genes Fum | Milho Bt | Pcr Tempo Real

Resumo

Fusarium verticillioides é o mais prevalente fungo associado com alimentos pertencentes às dietas humanas e animal, em especial milho e subprodutos. São cosmopolitas e têm grande importância por serem produtores de micro-toxinas, principalmente as fumonisinas, consideradas pela "Internacional Agency for Research on Câncer" (IARC) como possivelmente carcinogênicas para seres humanos. Recentemente, com a viabilização das técnicas de transformação de plantas foi possível a obtenção de genótipos de milho resistentes às principais pragas através da utilização de plantas que expressam o gene bt clonado da bactéria Bacillus thuringiensis. Técnicas baseadas na análise molecular têm sido utilizadas com êxito na identificação de espécies fúngicas e na detecção de genes responsáveis pela biossíntese de micro-toxinas. A detecção e quantificação da expressão de genes reguladores da biossíntese de micro-toxinas são uma ferramenta importante para o estudo da capacidade genética do fungo em produzir diferentes níveis destas toxinas. Assim, a análise da expressão gênica também pode contribuir para a identificação de fatores que possuem preponderância na produção dessas toxinas. Neste sentido, a PCR em tempo real tem sido utilizada amplamente, pois garante rapidez, elevada especificidade, além de propiciar a quantificação da expressão dos genes analisados. Entretanto, nenhum estudo envolvendo a expressão de todos os genes responsáveis pela via Biosintética das fumonisinas (cluster FUM) em grãos de milho Bt nas diferentes etapas de crescimento e amadurecimento do grão foi encontrado na literatura até o momento. Portanto, este trabalho tem como objetivos: 1- Identificar a microbiota e a contaminação por fumonisinas no milho transgênico Bt 11, em diferentes períodos do desenvolvimento da planta no campo; 2- Determinar o potencial toxigênico de cepas de Fusarium verticillioides isoladas; 3- Verificar o perfil de expressão dos 15 genes FUM àe, F. verticillioides no milho (Bt 11), utilizando a técnica de Real Time RT PCR; 4- Comparar os resultados obtidos com os fatores climatológicos da região: umidade relativa do ar (%), índice pluviométrico (mm) e temperatura (°C); 5- Obter um dendrograma filogenético através dos dados obtidos por seqüenciamento parcial do gene TEF-la das cepas de F. verticillioides, isoladas do milho Bt nas diferentes etapas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Gabriela Martins. Distribuição de fungos e fumonisinas e expressão dos genes FUM em grãos de milho transgênico da semeadura à colheita.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.